O fotógrafo enquanto produtor de representações.

Categoria: Pensamento e teoria.

17/11/2015

New York Construction Workers Lunching on a Crossbeam

 

New York Construction Workers Lunching on a Crossbeam / Charles Clyde Ebbets

 

Desde o surgimento da imagem fotográfica atribuímos a ela a característica de verossimilhança, de mimese, e que, por essência, atestam a existência do referente fotográfico. Desse modo, o representativo é sempre aquilo que está estampado na imagem e nada mais. Porém, podemos pensar que uma imagem representativa é aquela que nos simboliza algo, até em sua função social de registro doméstico. O acionamento da fotografia é então dado, não somente pela leitura de cada receptor, mas também pelo momento exato do surgimento da fotografia pelo fotógrafo que a representou.

 

Alfred-Eisenstaedt

Alfred Eisenstaedt

 

É importante resgatarmos a existência humana no ato-fotográfico, pois as imagens que pertecem ao nosso imaginário pessoal e coletivo possuem caráter simbólico, uma vez que são frutos da produção subjetiva. A fotografia possui sim uma estrutura mecânica, mas o caráter humano é extremamente importante para a constituição de imagens fotográficas. A fotografia entendida como documento e como representação permite que se considere os filtros sociais e culturais do fotógrafo/produtor como decisivos no processo de fotografar, além dos métodos significativos que advêm do processo de interpretar.

 

lewis hine

Lewis Hine

 

O resgate do humano por trás de uma fotografia atua na estética fotográfica e, pensando nisso, a linguagem fotográfica funciona então como modelo de comunicação e transmissão que se dão não somente pelas fotografias-documentos, mas também por qualquer elemento da ordem visual. E isso ocorre com qualquer tipo de fotografia que se apóia ou não na noção utópica de representação do real, onde a partir dessa relação podem surgir interferências próximas à fotografia-expressão de modo a criar contradições e desmentir a ilusão anteriormente proposta.

 

Muhammad Ali vs Sonny Liston, 1965 World Heavyweight Title

Muhammad Ali vs Sonny Liston, 1965 World Heavyweight Title / Neil Leifer

 

Sendo assim, a fotografia não pode ser reduzida à condição de aderência, pois desperta olhares significativos que podem trazer, através da estética e da sensibilidade, imagens que não negligenciam as presenças de elementos formais e conceituais do campo crítico. Pensar no fotográfo atuando sobre a produção de imagem nos mostra justamente isso, a fotografia como um suporte dialético, um instrumento de pensamento onde a representação atua na essência da fotografia.

 

_______________

Texto por Anna Carvalho

Docente e Doutoranda em Artes Visuais – annaleticia@gmail.com