Atlas da beleza

Categoria: Projetos.

30/09/2016

the-atlas-of-beauty-mihaela-noroc-21

Apesar de toda diversidade e de uma vasta interpretação sobre o que é beleza, principalmente quando tratamos de beleza feminina, há uma imposição ainda muito forte sobre quais são os padrões de beleza aceitáveis. Não apenas em uma esfera real, mas virtual, onde chegamos à buscar uma beleza surreal, provinda de softwares, como photoshop. E foi exatamente essa frase que já perdi a conta de quantas vezes ouvi uma mulher falar de que “agora você melhora no photoshop né? Ou “você vai remover essa ruguinha ou estria” que me preocupa. A fotografia tem um papel fundamental nisso, é ela que constrói visualmente esse imaginário e estimula a busca de tais padrões.

 

the-atlas-of-beauty-mihaela-noroc-31 the-atlas-of-beauty-mihaela-noroc-38

 

A mesma fotografia que colabora para mitificar a beleza e “forçar” uma estética imposta, é a mesma que possibilita a descoberta da diversidade, da naturalidade e do universo feminino em todas as suas formas respeitando sua cultura e corpo. Para a fotógrafa Mihaela Noroc, beleza significa autenticidade e foi em busca de mulheres pelo mundo para registar a diversidade da graça feminina para o projeto “The Atlas of Beauty”.

 

the-atlas-of-beauty-mihaela-noroc-9

 

Em seus retratos, em seu ambiente natural, vemos mulheres de todas as formas, todas as raças, cores e credos, mulheres essas que desafiam até mesmo sem querer ou perceber.
“Através da minha fotografia eu quero capturar aquele sentimento acolhedor e de serenidade que trás os olhos da mulher e com isso poder contrabalancear toda a negatividade que vemos na mídia. Muitas pessoas vinda de todos os lugares do mundo sofrem discriminação apenas por causa da sua cor, religião, etnia ou até mesmo simplismente por serem mulheres. Eu acho que a beleza está na diversidade e isso pode nos ensinar a sermos mais tolerantes.”

Para conhecer melhor o projeto http://theatlasofbeauty.com/

 

__________________

Alinne Rezende

alinne@alinnerezende.com